O que é chocolate Bean to Bar?

O que é chocolate Bean to Bar?

Muitos chocólatras já ouviram falar do termo “bean to bar”. Ele surgiu em São Francisco, California, em meados de 2010, e a sua tradução mais próxima para a língua portuguesa é: “do grão a barra”.

Na verdade, “bean to bar” faz parte de um movimento que vem ganhando cada vez mais adeptos: valorizar e resgatar a essência original dos alimentos e seus respectivos “terroir”, assim como aconteceu com café, vinho, cerveja, queijos e comida. Pequenos produtores começaram a produzir quantidades reduzidas, visando obter o máximo de qualidade e sabor. Esse processo é totalmente natural e não é adicionado aromatizantes, conservantes e outros vários recursos que a indústria utiliza para manipular o paladar do consumidor.

O objetivo é deixar a natureza fazer sua parte e nos mostrar uma sensação e prazer nativo do alimento. Os pequenos produtores são os responsáveis por transformar a matéria prima em verdadeiras iguarias oferecendo uma explosão de sabor e qualidade.

E a Makemake é mais uma fábrica de chocolate bean to bar, no meio de tantas espalhadas pelo mundo, que surgiu com esses princípios. E é por isso que as amêndoas de cacau são tão preciosas para se obter um chocolate de qualidade. Mais do que isso, é preciso voltar à terra e cuidar do nosso principal insumo, o cacau.

Abaixo você pode conferir um pouco mais sobre como funciona uma fábrica de chocolate artesanal, que vai do grão a barra!